O Masterplan “Tarumã – Tangará da Serra” tem como principal diretriz a incorporação harmoniosa dos novos parcelamentos com o tecido urbano existente, integrando os usos atuais com os futuros de forma a maximizar as atividades econômicas e sociais dos moradores.
Algumas condicionantes foram determinantes para o desenvolvimento deste masterplan, como a presença de córregos e suas áreas de preservação permanente, o sistema viário consolidado e a quantidade de glebas e sua proximidade entre si, oportunizando o desenvolvimento de um sistema viário integrado. Tomando partido da topografia, o traçado das vias foi estudado para valorizar o pedestre e Pessoas Com Deficiência (PCD).
Os novos loteamentos propostos deverão incorporar uso misto e diversificado, estimulado através da criação de lotes com área diferenciada lindeiras às novas avenidas. As variadas tipologias de habitações e metragem quadrada sugeridas, trazem diversidade à paisagem.
Os espaços verdes e comunitários seguem os novos hábitos e anseios da sociedade e foram distribuídos de maneira homogênea, de maneira a promover a integração com as áreas verdes naturais (Área de preservação permanentes).